Pós-Graduação a Distância em

Educação Especial e Inclusão Escolar

Faixa 2
Início das aulas: Setembro
5 meses
360 horas
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Apresentação

Professores

Antonio Geraldo Ver Currículo
Cláudia Pereira Brandão Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2003), Pós Graduação em Psicopedagogia. Já trabalhou como Coordenadora Pedagógica e na direção de escola da rede pública do Distrito Federal. Ministrou aulas nas cadeiras de História da Educação e Ética na Educação. Atualmente é Professora Hospitalar da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia. 

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Fernanda Borges Camargo Felippe Lima de Faria Formada em Pedagogia pela UnB- Universidade de Brasília, com pós-graduação em Docência Superior pela Universidade Gama Filho. Enquanto servidora pública federal, atuou como técnica em nível superior (pedagogia), no Ministério da Justiça- PRONASCI. Atualmente, empregada pública da Caixa Econômica Federal. 

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Laila de Mauro Santos Possui mestrado em Educação pela UnB - Universidade de Brasília (2003). Atualmente é tutora da Universidade Aberta do Brasil na UnB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional.

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Lívia Lima de Moraes Professora Especialista. Psicopedagoga Especialista em Autismo e Deficiências Múltiplas.Professora Especialista em Centro de Ensino Especial em Atendimento Complementar e Informática Educativa. Atua em Centro de Ensino Especial atendendo alunos com deficiência Intelectual, mental, física e T.E.A. (Trastorno Global do Desenvolvimento). e atendimento como Psicopedagoga Especialista em Autismo (crianças e adolescentes) e dificuldades de Aprendizagem com foco no contexto familiar. Assessoria às famílias e alunos junto as Instituições de Ensino de Brasília (Escola das Nações, Colégio Santa Rosa, Elite...). Professora (Magistério). Pedagoga formada pela Universidade Católica de Brasília. Professora Alfabetizadora Séries Iniciais e Educação Infantil. Criadora do projeto "LIÇÃO DE PAIS" que propõe o estímulo da autonomia da criança.

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Marcelo Paiva Ver Currículo
Maria Madalena Pereira Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário de Brasília (1988) e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2003). Professora aposentada da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal onde ministrou a disciplina de Língua Portuguesa por 28 anos. Atualmente é professora do IMP e do IMP On-line. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: legislação educacional, gestão e organização da educação, currículo, ensino-aprendizagem, coordenação pedagógica, ensino fundamental e médio, reforma e competências. 

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Verinez Carlota Ferreira Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1985), especialização em Administração da Educação (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2002). Professora aposentada da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Em escolas da rede pública atuou de junho de 1985 a fevereiro de 2013 assumindo cargos de Direção de escola, coordenação pedagógica e professora regente.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem e Educação das Relações étnico-raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: organização do trabalho pedagógico e avaliação. Atua na educação superior desde 1995, em cursos de licenciatura com disciplinas pedagógicas. Exerceu cargos de coordenação do Curso de Pedagogia, coordenação de estágios e extensão.

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Público-alvo

Curso destinado a graduados em Pedagogia ou nas diversas licenciaturas que já atuam ou desejam ingressar em carreiras públicas como professores aptos a atender alunos com necessidades educacionais especiais. Também está voltado aos demais profissionais de nível superior com interesse na área da Educação Especial, tanto no atendimento a estudantes quanto na gestão de instituições e de serviços especializados. Para a matrícula, exige-se diploma devidamente reconhecido pelo MEC.

Objetivo

▪ Analisar as políticas públicas para a Educação Especial e Inclusão Escolar, os documentos legais e sua relação com a realidade de vida das pessoas com deficiência; ▪ Atuar no processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, tendo em vista a promoção e a sustentabilidade de sua aprendizagem e desenvolvimento; ▪ Definir, implementar, liderar e apoiar a implementação de estratégias de flexibilização, de adaptação curricular, de procedimentos didáticos pedagógicos e de práticas alternativas adequadas ao atendimento do aluno com necessidades educacionais especiais; e ▪ Dominar os conhecimentos teórico-práticos exigidos pelas principais bancas de concursos públicos.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

DISCIPLINA HORAS
A Inclusão de Alunos com Deficiência nas Escolas e nos Diversos Contextos Sociais 40h
As Dificuldades de Aprendizagem de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais 40h
Fundamentos Legais da Educação Especial/Inclusiva e o Papel do Professor 40h
Gestão Educacional 40h
Língua Portuguesa 40h
Organização do Trabalho Pedagógico da Escola 40h
Políticas e Legislação Educacional 40h
Tecnologias Assistivas 40h
Tendências Pedagógicas e Didática 40h
Carga Horária Total 360h

Investimento

Conheça os valores e as condições de pagamento especiais de setembro.


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