Pós-Graduação a Distância em

Orientação Educacional

Faixa 2
Início das aulas: Setembro
5 meses
360 horas
A partir de Consulte para mais informações

Apresentação

Professores

Adriane de Sousa Ver Currículo
Antonio Geraldo Ver Currículo
Fernanda Borges Camargo Felippe Lima de Faria Formada em Pedagogia pela UnB- Universidade de Brasília, com pós-graduação em Docência Superior pela Universidade Gama Filho. Enquanto servidora pública federal, atuou como técnica em nível superior (pedagogia), no Ministério da Justiça- PRONASCI. Atualmente, empregada pública da Caixa Econômica Federal. 

"> Ver Currículo
Laila de Mauro Santos Possui mestrado em Educação pela UnB - Universidade de Brasília (2003). Atualmente é tutora da Universidade Aberta do Brasil na UnB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional.

"> Ver Currículo
Lívia Lima de Moraes Professora Especialista. Psicopedagoga Especialista em Autismo e Deficiências Múltiplas.Professora Especialista em Centro de Ensino Especial em Atendimento Complementar e Informática Educativa. Atua em Centro de Ensino Especial atendendo alunos com deficiência Intelectual, mental, física e T.E.A. (Trastorno Global do Desenvolvimento). e atendimento como Psicopedagoga Especialista em Autismo (crianças e adolescentes) e dificuldades de Aprendizagem com foco no contexto familiar. Assessoria às famílias e alunos junto as Instituições de Ensino de Brasília (Escola das Nações, Colégio Santa Rosa, Elite...). Professora (Magistério). Pedagoga formada pela Universidade Católica de Brasília. Professora Alfabetizadora Séries Iniciais e Educação Infantil. Criadora do projeto "LIÇÃO DE PAIS" que propõe o estímulo da autonomia da criança.

"> Ver Currículo
Marcelo Paiva Ver Currículo
Maria Madalena Pereira Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário de Brasília (1988) e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2003). Professora aposentada da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal onde ministrou a disciplina de Língua Portuguesa por 28 anos. Atualmente é professora do IMP e do IMP On-line. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: legislação educacional, gestão e organização da educação, currículo, ensino-aprendizagem, coordenação pedagógica, ensino fundamental e médio, reforma e competências. 

"> Ver Currículo
Verinez Carlota Ferreira Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1985), especialização em Administração da Educação (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2002). Professora aposentada da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Em escolas da rede pública atuou de junho de 1985 a fevereiro de 2013 assumindo cargos de Direção de escola, coordenação pedagógica e professora regente.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem e Educação das Relações étnico-raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: organização do trabalho pedagógico e avaliação. Atua na educação superior desde 1995, em cursos de licenciatura com disciplinas pedagógicas. Exerceu cargos de coordenação do Curso de Pedagogia, coordenação de estágios e extensão.

"> Ver Currículo

Público-alvo

Curso destinado a graduados em Pedagogia ou nas diversas licenciaturas que já atuam ou desejam ingressar em carreiras públicas como Especialistas em Educação - área Orientação Educacional. Também está voltado aos demais profissionais de nível superior. Para a matrícula, exige-se diploma devidamente reconhecido pelo MEC.

Objetivo

▪ Atuar em todas as etapas/modalidades da Educação Básica para atender as necessidades dos estudantes, acompanhando e avaliando os processos educacionais; ▪ Contribuir na identificação e na reflexão, junto à comunidade escolar, dos fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem; ▪ Desenvolver ações de mediação de conflitos em parceria com a equipe gestora e a equipe pedagógica; ▪ Dimensionar a ação do orientador educacional na sociedade contemporânea; ▪ Direcionar e fortalecer a identidade da Orientação Educacional em seus aspectos técnico-pedagógicos; ▪ Dominar os conhecimentos teórico-práticos exigidos pelas principais bancas de concursos públicos; ▪ Identificar os fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem; ▪ Planejar, coordenar, implementar e avaliar o desenvolvimento de projetos pedagógicos/institucionais, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes; ▪ Propor e elaborar diretrizes para a implantação e implementação das políticas públicas relacionadas à Orientação Educacional; ▪ Viabilizar o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, de maneira a facilitar o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

DISCIPLINA HORAS
Estatuto da Criança e do Adolescente 40h
Fundamentos Legais da Educação Especial/Inclusiva e o Papel do Professor 40h
Gestão Educacional 40h
Língua Portuguesa 40h
Organização do Trabalho Pedagógico da Escola 40h
Políticas e Legislação Educacional 40h
Princípios e Métodos em Orientação Educacional 40h
Raciocínio Lógico e Matemático 40h
Tendências Pedagógicas e Didática 40h
Carga Horária Total 360h

Investimento

Conheça os valores e as condições de pagamento especiais de setembro.


Receba todas as nossas novidades e promoções por e-mail
facebook twitter youtube